A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, divulgou um balanço da abertura de mais de 2,6 mil microempreendedores individuais (MEIs) entre janeiro e maio de 2025. O número reflete o crescimento do empreendedorismo local e o fortalecimento da economia.
O ano começou com 28.710 MEIs e, em maio, a contagem foi para 31.336, um aumento de cerca de 9,15% de MEIs formalizados no município. O resultado pode ser atribuído à desburocratização dos trâmites de formalização, regime tributário simplificado, necessidade de geração de renda, crescimento econômico do município e aumento das contratações PJ por parte das médias e grandes empresas.
Entre os setores com maior número de cadastros, se sobressaem o transporte rodoviário de carga, o comércio varejista de vestuário e acessórios, além de serviços de cabeleireiros, manicures e demais tratamentos de beleza.
O secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila, comentou sobre os resultados:
“Temos trabalhado para facilitar o acesso à formalização com orientações, capacitações e atendimento ao MEI. Isso tem refletido diretamente no aumento dos registros.”
Com esse ritmo de crescimento, a expectativa da pasta é ultrapassar a marca de 6 mil novos MEIs até o fim do ano.
O prefeito Eduardo Boigues também destacou a importância da formalização:
“O MEI tem se mostrado uma porta de entrada eficiente para o empreendedorismo. Ele permite que muitos profissionais saiam da informalidade e consigam crescer com segurança e planejamento.”
O posto de atendimento do Sebrae e do Via Rápida Empresa no município seguem como principais canais de apoio aos microempreendedores, oferecendo atendimento gratuito para abertura de MEI, emissão de documentos, parcelamentos e suporte na gestão do negócio. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 16h, na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro – 3º subsolo.