Publicidade

Itaquá realiza audiência pública sobre novo zoneamento e discute uso dos espaços urbanos

Encontro reuniu moradores, autoridades e representantes de diversos setores

Equipe editorial
Por: Equipe editorial
17/06/2025 às 14h55
Itaquá realiza audiência pública sobre novo zoneamento e discute uso dos espaços urbanos
“O crescimento da cidade precisa ser planejado com responsabilidade. Com esse novo zoneamento, vamos organizar o uso do solo, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui.”

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou uma audiência pública sobre o novo zoneamento do município. Aberto à população, o encontro reuniu moradores, autoridades e representantes de diversos setores.

A ação aconteceu na Câmara Municipal para discutir como os espaços da cidade podem ser utilizados, estabelecendo regras para o crescimento urbano e ocupação do solo para moradias, comércios e indústrias.

As propostas de zoneamento foram apresentadas por etapas e em mapas. Na primeira etapa, foram dadas informações sobre a delimitação das zonas de uso e definição dos índices urbanísticos a serem aplicados, considerando as macrozonas e zonas já definidas no Plano Diretor.

Na segunda fase, foi feita a definição do uso, atividades permitidas e critérios para a instalação de empreendimentos por zona, bem como a definição de níveis e critérios de incomodidade.

Na terceira etapa, houve a definição de regras para parcelamento do solo, tipos de parcelamento admitidos e os critérios de ocupação, garantindo aderência aos princípios de adensamento estabelecidos no Plano Diretor.

Na quarta e última fase, foi apresentada a elaboração da minuta de lei, discussões internas para avaliação da proposta e encaminhamento à Câmara Municipal.

O secretário de Planejamento, Alexandre Feijó, ressaltou a importância do processo:

“O processo foi dividido para facilitar a compreensão e permitir contribuições efetivas. É muito importante a participação de todos para planejarmos uma Itaquá melhor e mais organizada.”

O prefeito Eduardo Boigues também destacou a importância da iniciativa:

“O crescimento da cidade precisa ser planejado com responsabilidade. Com esse novo zoneamento, vamos organizar o uso do solo, atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui.”

A audiência pública reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência, a participação popular e o planejamento urbano responsável.

As informações sobre o Plano Diretor, apresentação do novo zoneamento, mapas e a pesquisa de sugestão, aberta até domingo (22), podem ser conferidas no site itaquaquecetuba.sp.gov.br, na aba Secretarias/Planejamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.