Publicidade

Mogi das Cruzes realiza mutirão de especialidades e amplia cirurgias oftalmológicas

As consultas estão sendo realizadas no Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no bairro Rodeio, e a iniciativa deve se estender pelos próximos quatro meses

Redação
Por: Redação
11/06/2025 às 13h11
Mogi das Cruzes realiza mutirão de especialidades e amplia cirurgias oftalmológicas
O mutirão está sendo viabilizado com recursos do contrato entre a Prefeitura e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), responsável pela gestão do CIAS e da UnicaFisio, também localizada no bairro Rodeio.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou o Mutirão de Especialidades, uma ação estratégica para acelerar o atendimento de pacientes que aguardam consultas com especialistas da rede pública. As consultas estão sendo realizadas no Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no bairro Rodeio, e a iniciativa deve se estender pelos próximos quatro meses.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação prevê a realização de 4 mil consultas nas especialidades de dermatologia, urologia e endocrinologia, visando reduzir parte da demanda reprimida dos últimos anos.

O mutirão está sendo viabilizado com recursos do contrato entre a Prefeitura e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), responsável pela gestão do CIAS e da UnicaFisio, também localizada no bairro Rodeio.

“A ação integra um conjunto de medidas adotadas pela atual gestão para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias na cidade, melhorando a qualidade do serviço na rede municipal”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Ela reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados:

“A equipe da Secretaria está convocando os pacientes conforme a ordem da fila. É fundamental que os dados de contato estejam atualizados. Quem mudou de endereço ou telefone deve procurar uma unidade de saúde para garantir o atendimento quando for chamado”.

 

Apesar do impacto positivo, a fila ainda é extensa: 7.973 pessoas aguardam consulta em dermatologia, 1.947 em urologia e 1.157 em endocrinologia. Novas ações estão sendo planejadas para ampliar ainda mais o acesso da população aos atendimentos especializados.

Outras ações em andamento

A Prefeitura também vem desenvolvendo outras iniciativas para diminuir as filas por exames e cirurgias. Entre janeiro e 2 de junho de 2025, 7.532 mulheres realizaram exames de mamografia, das quais 537 contaram com o apoio da Carreta de Mamografia, que tem ajudado a agilizar o atendimento à demanda reprimida.

Os agendamentos para mamografia estão com prazo médio de até um mês. A maior parte dos exames é realizada na Santa Casa de Mogi das Cruzes e na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Jundiapeba.

Já a Carreta de Ultrassonografia, iniciada em 12 de março deste ano, realizou 5.305 exames até o momento. O serviço já passou por diversas regiões da cidade, como Braz Cubas, Sabaúna, Oropó, Jardim Aeroporto 2 e 3, Jardim Planalto, Conjunto Santo Ângelo, Biritiba Ussú, Taiaçupeba, Jardim Margarida, Jardim Piatã, Taboão, Novo Horizonte, Jundiapeba, Cezar de Souza, Botujuru e Quatinga.

Mutirão de Catarata

Na última semana, foi iniciado o Mutirão de Catarata dentro do programa Pró-Visão, que prevê a ampliação das cirurgias oftalmológicas em parceria com a Santa Casa de Mogi das Cruzes. O objetivo é realizar 908 procedimentos até dezembro de 2025, com média de 100 cirurgias mensais exclusivas pelo mutirão.

Atualmente, a Santa Casa realiza 59 cirurgias mensais de catarata por meio do contrato com a Prefeitura — número recentemente ampliado com um aditivo (anteriormente eram 45). Com o mutirão, Mogi das Cruzes passa a contar com 159 procedimentos mensais, ampliando significativamente a oferta de cirurgias oftalmológicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.