Publicidade

 Leci Brandão recebe Medalha, na Câmara de Suzano, em cerimônia marcada por resistência

Deputada estadual é homenageada por sua trajetória política e luta pela igualdade racial

Redação
Por: Redação
10/06/2025 às 11h06
 Leci Brandão recebe Medalha, na Câmara de Suzano, em cerimônia marcada por resistência
A honraria foi proposta pelo vereador Josias Ferreira da Silva (PCdoB), o Josias Mineiro, que ressaltou o impacto da atuação de Leci em prol da cultura e dos direitos das mulheres negras.

A Câmara Municipal de Suzano homenageou, na última quinta-feira (5), a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) com a Medalha Suzano Brandão, reconhecimento por sua trajetória na política, na cultura e na defesa da igualdade racial. O evento contou com forte presença do público e discursos emocionados, destacando a ancestralidade e o papel da mulher negra na política.

A honraria foi proposta pelo vereador Josias Ferreira da Silva (PCdoB), o Josias Mineiro, que ressaltou o impacto da atuação de Leci em prol da cultura e dos direitos das mulheres negras. “Essa simples homenagem é de coração. Seu trabalho é muito importante. A senhora já mandou recursos para nossa cidade e ajuda Suzano com políticas públicas”, afirmou o parlamentar.

Aos 80 anos e em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Leci foi ovacionada no plenário. Durante seu discurso, revelou episódios recentes de ameaças a parlamentares.

“É muito triste. Em 2025, algumas mulheres da Assembleia de São Paulo receberam ameaças de morte. Querem nos calar, mas nós resistimos. Ainda hoje enfrentamos ameaças, violência, fake news, mas não vamos nos calar.”

A deputada afirmou que a homenagem fortalece seu propósito de continuar lutando. “Era pra eu largar tudo, mas aí recebo um convite como esse. Tenho mais é que continuar, tenho mais é que lutar”, disse, visivelmente emocionada.

Autoridades prestigiam a solenidade

Além de Josias, participaram da cerimônia os vereadores Andre Dourado (PT), Inhame (MDB), Givaldo Freitas dos Santos (PL), o Baiano da Saúde, e Marcel da Ong (PRD). Também marcaram presença o prefeito Pedro Ishi (PL), a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, secretários municipais, vereadores da região e outras autoridades.

Em nome da sociedade civil, a presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Vanessa Fernandes, enalteceu a trajetória de Leci Brandão: “Quando olho para a senhora, vejo resistência. A senhora é referência para meninas pretas da periferia e para qualquer ser humano que procura um exemplo a seguir.”

História e ancestralidade

Leci também destacou a importância simbólica da homenagem acontecer na Câmara de Suzano, cujo prédio leva o nome de José de Souza Cândido. “Receber essa homenagem nesse local é muito simbólico. José Cândido lutou por igualdade racial e justiça social. É importante lembrar a história”, afirmou.

Ela relembrou sua origem humilde e reafirmou seu compromisso com a população. “Varri sala de aula, lavei banheiro, trabalhei em fábrica de metais. Eu não tenho vergonha de onde vim. E por isso mesmo tenho responsabilidade com o povo. Não estou fazendo favor nenhum, estou cumprindo meu dever.”

“Estamos com quem está aqui, com quem veio antes, com a nossa ancestralidade. Por isso pedimos sempre a bênção. A gente precisa viver em paz. E eu preciso muito das orações de vocês.”

Encerramento com poesia

O presidente da Câmara, Artur Takayama (PL), encerrou a cerimônia com palavras que emocionaram os presentes:

“Leci Brandão é voz, é verso, é ventre. Mulher negra que ousou sonhar e realizou. Ao entregar essa medalha, entregamos gratidão, respeito e reconhecimento. Viva Leci Brandão.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.