O Governo de São Paulo assinou oficialmente o contrato de concessão patrocinada das linhas 11–Coral e 12–Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com a empresa Trivia Trens, pertencente ao Grupo Comporte Participações. O documento foi publicado nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial e estabelece a entrega da operação à iniciativa privada pelos próximos 25 anos.
O projeto prevê melhorias significativas para os passageiros da região do Alto Tietê. Na Linha 11–Coral, haverá extensão até o distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com a construção de uma nova estação e 4 km adicionais de trilhos. Os intervalos entre os trens cairão para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e para 6 minutos entre Suzano e César de Sousa.
Na Linha 12–Safira, atualmente com ponto final em Calmon Viana, o trajeto será estendido até Suzano, com mais 2,7 km de trilhos. O tempo de espera cairá para 3 minutos e 15 segundos entre Brás e Itaquaquecetuba, e para 6 minutos e meio entre Itaquaquecetuba e Suzano.
O pacote de concessão também abrange a Linha 13–Jade e o serviço Expresso Aeroporto. No total, estão previstas a construção de 10 novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução completa de mais quatro. O investimento soma R$ 5,4 bilhões, com previsão de atendimento diário a até 1,3 milhão de passageiros até 2040.
Na Linha 11–Coral, a média atual de passageiros é de 520 mil por dia útil. A expectativa é que esse número aumente para 690 mil até 2040, segundo projeções do governo. Além da extensão de Luz até Barra Funda, a obra mais relevante para o Alto Tietê é a expansão de Estudantes até César de Sousa, com aproximadamente 4 km.
A futura estação em César de Sousa ficará próxima à Avenida Ricieri José Marcatto, em área já operada pela MRS Logística. A passagem em nível existente será fechada, e a Prefeitura de Mogi das Cruzes possui projeto de viaduto para a região.